quarta-feira, 3 de abril de 2013

Revolução Russa de 1917


Império Russo
Nas primeiras décadas do século XX, os governos da maioria dos países europeus adotavam regimes políticos liberais. O Império Russo, porém, ainda era governado por uma monarquia absolutista, sob o comando de um czar.
Com 175 milhões de habitantes, a população do Império Russo era formada por povos de diversas etnias, línguas e tradições culturais. Mais de 80% dessa população morava no campo e era duramente explorada pela nobreza rural, dona da maioria das terras cultiváveis do país.
O restante da população concentravam-se em cidades populosas como Moscou, São Petersburgo, Odessa e Kiev. Nessas cidades formou-se um operariado de aproximadamente 3 milhões de trabalhadores que recebiam salários miseráveis e viviam submetidos a penosas jornadas de 12 horas de trabalho.
Para defender esses trabalhadores, surgiram várias organizações operárias e um partido político chamado Partido Operário Socialdemocrata que lutava contra a ditadura czarista e por isso foi violentamente perseguido pela polícia política do czar. Seus principais líderes políticos eram Georgi Plekanov, Vladimir Ulianov (Lenin) e Lev Bronstein (Trotski).














        Em 1903, os membros do partido Operário Socialdemocrata dividiram-se em dois grupos:
  • Os mencheviques: a minoria, liderados por Martov e Plekanov;
  • Os bolcheviques: a maioria, liderados por Lenin.
           Em agosto de 1914 a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra a Alemanha e a Áustria-Hungria. O czar Nicolau II acreditava que por meio da guerra pudesse expandir o Império Russo e diminuir a insatisfação popular.
No entanto, o fato acentuou o descontentamento e precipitou o processo revolucionário. A guerra agravou a situação econômica e social do país. Os soldados, mal-armados e mal alimentados, foram dizimados em derrotas sucessivas. Em dois anos e meio de guerra, a Rússia perdeu quatro milhões de pessoas.
A opinião pública nacional acreditava que o grande culpado pelos sofrimentos do povo russo era o governo do czar. Então uma enorme onda de protestos e passeatas tomou conta do país.

Estoura a Revolução
Em 15 de março de 1917, o conjunto de forças política de oposição conseguiu derrubar Nicolau II, iniciando a revolução russa, que teve três fases:
·        Primeira fase, a revolução branca (março a novembro de 1917): instalou-se um governo provisório formado por políticos liberais chefiados pelo príncipe Lvov e Kerensky. Mesmo realizando medidas desejadas pela população como anistia a presos políticos, redução da jornada de trabalho, os membros desse governo não estavam interessados em resolver os grandes problemas sociais que atingiam camponeses e operários;
·        Segunda fase, a revolução vermelha (novembro de 1917 a 1918): em 7 de novembro os bolcheviques cercaram a cidade de São Petersburgo, sede do governo provisório, prendendo diversos governantes. Os sovietes da Rússia reuniram-se em um congresso e elegeram umConselho dos Comissários do Povo, presidido por Lenin. A frente do governo, Lenin tomou algumas medidas como pedido de paz imediata à Alemanha, confisco de propriedades privadas e estatização da economia;
·        Terceira fase, a guerra civil (1918 – 1920): forças políticas ligadas ao antigo regime, auxiliados economicamente e militarmente pela Inglaterra, França e Japão tentaram derrubar o governo bolchevique que conseguiu-se manter no poder graças à resistência militar doExército Vermelho, liderado por Trotsky que após violenta guerra civil saiu-se vitorioso. Assim, o partido bolchevique que desde 1918 mudara de nome para Partido Comunistaocupou definitivamente o poder.
Terminada a guerra civil, em 1921, a Rússia estava devastada, faltavam alimentos para a população e havia ainda o risco de novas rebeliões populares. Lenin então criou o NEP (Nova Política Econômica), promovendo certo retorno às práticas capitalistas como:
  • A liberdade de comércio interno,
  • A liberdade de salários;
  • A criação de empresas privadas;
  • O empréstimo de capitais estrangeiros.
No mesmo ano o Partido Comunista instaurou a ditadura. Toda oposição política foi proibida. Os sindicatos dos trabalhadores passaram ao controle total dos comunistas.
Em abril de 1922, Iossif Stalin foi nomeado secretário-geral do PC para combater as oposições dentro do partido e colocar apenas pessoas de confiança em cargos do governo. Com Stalin, o Partido Comunista passou a reinar de forma absoluta sobre os russos e suas ordens eram inquestionáveis. Todos deveriam se submeter a elas. Nesse mesmo ano foi criada aUnião das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) com a Rússia, Ucrânia, Rússia Branca e Transcaucásia.
Lenin morreu em 1924 e após sua morte, iniciou-se uma grande luta interna pelo controle do poder da URSS. Os principais envolvidos eram Trotsky e Stalin.
Trotsky defendia que a revolução socialista deveria ser levada à Europa e ao mundo imediatamente. Já Stalin, defendia que a revolução socialista deveria ser consolidada primeiramente dentro da URSS, eliminando todos os inimigos da revolução e só a partir daí, ser levada ao mundo.
Stalin saiu vitorioso e veio então, a perseguição contra Trotsky e todos que o apoiavam. Ele foi expulso do país em 1929 e foi perseguido até ser assassinado em 1940 no México, por ordem de Stalin.
Outros países se juntaram a URSS totalizando 17 repúblicas em um território de mais de 22 milhões de km2, o maior país do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário