terça-feira, 1 de novembro de 2011

Falência do capitalismo global: 5,1 bilhões de pessoas no mundo carecem de proteção social, revela relatório de Painel da ONU

 
A cada sete pessoas em todo mundo, cinco carecem de adequada segurança social, revelou um estudo do Painel de Alto Nível das Nações Unidas presidido pela ex-presidenta do Chile, Michele Bachelet. O relatório, entregue nesta quinta-feira (27/10) ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, contabiliza mais de cinco bilhões de pessoas nessa situação e destaca que só 15% das pessoas sem trabalho recebem algum tipo de auxílio desemprego.
O documento, intitulado Piso de Proteção Social para uma Globalização Justa e Inclusiva, recomenda que sejam dadas garantias básicas de renda e acesso universal a serviços como saúde, abastecimento de água, saneamento, educação, alimentação e habitação.
“Pessoas em todo o mundo estão ansiosas quanto ao futuro, frustradas diante da economia e revoltadas com os líderes políticos. Alcançar a proteção social para todos é essencial para construir sociedades mais justas, equitativas e inclusivas”, disse Ban.
Entre as medidas de financiamento do piso de proteção, foram dados exemplos como o cancelamento de dívidas, o uso de receitas de recursos naturais e a cobrança de taxas em operações financeiras. O relatório também destaca que os custos das medidas são baixos, em torno de 1 a 2% do Produto Interno Bruto, até mesmo para os países mais pobres.
Para acessar o relatório, clique aqui.
Fonte: ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário