quinta-feira, 24 de março de 2011

Agrotóxicos contaminam leite materno em cidade de Mato Grosso



Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso revelou que os agrotóxicos usados nos campos de Lucas do Rio Verde, um dos maiores produtores de grãos no estado, estão contaminando o leite materno. A universidade coletou amostras de leite de 62 mulheres, três delas moradoras na zona rural, no primeiro semestre do ano passado. No leite de algumas mulheres foram detectados até seis tipos de agrotóxicos. Na maioria das amostras foi encontrado inclusive o DDE, um derivado do DDT, proibido desde 1998 por causar infertilidade e abortos.

A contaminação ocorre principalmente pela ingestão de alimentos, mas também por inalação e contato com a pele. Das mães que participaram da pesquisa, 19% já sofreram abortos espontâneos. Também há relatos de má-formação fetal e câncer,mas a pesquisa não considera possível afirmar se os casos são consequências da ingestão de agrotóxicos.

A pesquisa informa ainda que mais de 5 milhões de litros de defensivos agrícolas foram utilizados em Lucas do Rio Verde no ano 2009. O orientador do estudo, Wanderlei Pignatti, disse à TV Globo que os resíduos estavam acima do limite permitido em leite de vaca. E explicou que não existe legislação que estabeleça limite para a contaminação do leite materno.

A Associação Nacional de Defesa Vegetal, que reúne os fabricantes de defensivos agrícolas, afirma que seus produtos são “rigorosamente” avaliados por diversos ministérios antes de serem liberados. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso vai investigar o caso. Já há um inquérito sobre pulverização excessiva de agrotóxicos na região de Lucas do Rio Verde, em 2007.

Fonte: Brasília Confidencial

Um comentário:

  1. Eu: Mauricio, gostaria de saber como foi encontrado a substância derivada do DDT, nas amostras, sendo que este produto foi proibido a décadas.
    Estou cursando Auxiliar de Fiscalização Ambiental, e gostaria de usar a fonte, para pesquisa.

    ResponderExcluir