sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Carta aos Professores(as)


Caro professor, nossa luta não conseguiu impedir que o governo aplicasse as provas para nossa categoria este ano; mas temos certeza que no início do ano que vem com uma ação unificada da categoria conseguiremos barrar as provas de Paulo Renato e José Serra.
Não vamos aceitar que esse, ou qualquer outro governo, invente essa história de avaliação de desempenho para culpar os professores pela crise da escola pública no estado mais rico do país.
A crise da educação em São Paulo é produto de uma política consciente de sucessivos governos tucanos, de uma política de banditismo social contra a educação; com salas de aula superlotadas, aprovação automática, salários miseráveis, jornadas de trabalho estafantes, autoritarismo nas escolas, etc.
Exigimos o atendimento imediato de nossas reivindicações salariais e educacionais; somente com melhores salários, fim da aprovação automática, redução da jornada de trabalho e do número de alunos por sala e mais verbas para a educação será possível, de fato, melhorar a qualidade do ensino oferecido aos nossos jovens e crianças.


Tempo de Serviço Será Considerado na Prova.
A secretaria de educação publicou a resolução 91/2009 em 08/12/2009 que estabelece as condições para aproveitamento do tempo de serviço dos professores ofa’s no processo seletivo/prova; o professor poderá usar até 08 pontos como dias trabalhados para compor a nota da prova – cada dia corresponderá a 0,004 – e as notas mínimas serão reduzidas; para a classificação final o tempo será computado integralmente até o limite de 80 pontos, como é atualmente.
Não é nossa reivindicação, embora seja um pequeno avanço; queremos o fim das provas!


Em 2010 Nada Será Como Antes.
Temos certeza que todos os professores têm condições de serem aprovados em qualquer prova, desde que tenham tempo para se prepararem, o que não foi o caso dessa prova devido à bibliografia extensa, insana e irresponsável.
Desejamos sinceramente boa prova a todos.
E também chamamos todos os professores, já no início do ano letivo, a lutar por aumento salarial e pelo fim das provas.

Oposição Alterntiva APEOESP

2 comentários:

  1. Caro professor.
    Novas e terríveis medidas vêm para prejudicar o professor. Em minha escola, atuo com as professoras de PEB I que acumulam cargo com a prefeitura, e vão ser obrigadas a exonerar um dos cargos, pois o Serra/Paulo Renato agora vai exigir dos professores uma aula a mais na carga horária para ministrarem o "reforço". Tudo bem que a medida beneficia o estudante, mas o Estado deveria contratar ou sugerir ampliação de carga horária para os interessados, já que a obrigação vai influir diretamente nos compromissos, rendimentos e vida de cada docente. Há um indicativo de Greve dos funcionários da educação, não fiquemos pra trás, vamos a luta nos unindo contra esse governo fascista!

    ResponderExcluir
  2. Você está corretíssimo, mas devemos refletir sobre os desmandos desse governo. O que ele tem feito é assim arbitrário e prejudicial ao professor, exemplo a prova do ofa: exigir que pessoas que ele contratou, usou e abusou há quase o tempo de aposentar seja submetido à regras que ele inventa no meio de caminho. Veja o que está acontecendo na sua escola é o que está ocorrendo em praticamente todo Estado. Essa é mais uma estratégia para a precarização da escola pública. Fazer com que o professor que escolha trabalhar nela só tenha a chance de trabalhar numa rede por sálario de fome.
    Assim cada vez mais ele será um subalterno , “preenchedor de planilhas” , “aplicador de cartilhas” sem criticidade nenhuma, uma vez não poderá refletir sobre sua prática ( a proletarização negativa do professor).
    Ainda hoje escrevendo para um outra professora, Renata. Afirmei que estamos acretitando no discurso do governo e nos culpando pelas mazelas da educação.
    Mas quem sucateou e privatizou a educação não fomos nós. Hoje temos péssimos cursos de formação de licenciatura. O ensino privado só quer lucros e a universidade pública (que sobrou) prioriza a pesquisa em detrimento ao ensino.
    Depois de formados temos todos os impedimentos possíveis para ministrar boas aulas (estrutura,burocracia, incompetência na gestão) além da falta de apoio pedagógico dos coordenadores, que na maioria das vezes, fazem o papel dos "capitães do mato" reprimindo professores que são mais ousados em suas aulas. E ainda nem falei do salário indigno.....
    Os HTPCs que é um espaço coletivo de troca de experiencia, é utilizado para tudo, menos para trocarmos experiencia didáticas e muito menos para discutirmos os grandes pensadores da apreensão do conhecimento (Piaget, Vigotsky, Maturana, Paulo Freire, Espinosa) .
    Depois não sabem porque não temos boas idéias para turbinar nossas aulas...
    Voltando às criticas ao nosso governador José Serra. E as salas-depósitos de alunos? Enquanto Piaget dizia que para construirmos o conhecimento era necessário, 8 alunos por professor trabalhamos com 50. Depois somos incompetentes... Enfim, apesar de tudo ainda há pessoas como você, e muitos amigos que estão lutando para transmitir o receber conhecimento.
    É muito importante essa reflexão entre nossos pares e devemos fazê-la junto ao coletivo de professores de nossas escolas. Discutir, indignar-se, mostrar ao grupo toda essa parafernália e puxar para uma ação coletiva de derrubada do Paulo Renato, como foi da Maria Helena.
    Concordo contigo, 2010 será um ano difícil, de muita luta , isso é só o começo. A atribuição do próximo ano será de complicada, com tanta coisa errada pelo meio do caminho.Só nos resta a Luta.
    Só a luta muda a vida

    ResponderExcluir