sábado, 5 de setembro de 2009

Pérolas da Mídia

O blog Cloaca News repercute mais uma "pérola" do jornalismo brasileiro. (veja texto abaixo). Isso não é novidade. Alguns meses atrás assistindo um telejornal do SBT o "ancora" chamou a previsão do tempo e uma outra jornalista iniciou a explicação dos processos meteorológicos que predominava no Brasil. Apontava no mapa a ocorrencia de duas frentes frias. A primeira que avançava em direção sudoeste-nordeste e provocava chuvas no sudeste (até ai tudo bem). Ela passou a explicar que uma segunda frente fria avançava em sentido contrário no litoral (direção norte-sul) e provocava chuvas nas regiões litorâneas. Uma frente fria que "sai" das regiões equatoriais (quente e úmida)? Não seria frente quente?
Quem ler um pouquinho sobre meteorologia vai deduzir que isso é impossível pois as frentes frias são provocadas pelo avanço da massa de ar polar que se deslocam, principalmente (no Brasil), em direção Sul-Norte, Sudoeste-Nordeste. Nem imagino o "especialista" que consultaram...
Um outro dia, em um link ao vivo, uma jornalista (não me recordo o canal) falava sobre a mudança de estação, a chegada do inverno. Ela dizia mais ou menos assim:
- Nas ruas é possivel perceber que a maioria das pessoas já estão bem agasalhadas, afinal as mínimas atingiram nessa manhã temperaturas baixíssimas. Isso ocorre porque o SOL VAI FICANDO BEM MAIS DISTANTE DA TERRA .....
(ham??????) como assim???????
Então no verão a terra está bem perto do Sol?
Mas se é inverno no Brasil e verão no Canadá?
Então estamos em plenetas diferentes?
O Canada está localizado em um planeta que está mais próximo do Sol e o Brasil em um Planeta que está bem mais afastado da nossa fonte de calor?
No início pensei que fosse uma piada, uma "pegadinha", mas ela continuou sua fala e passou a entrevistar pessoas na rua.
É provavel que as emissoras vislumbradas como o fim a obrigatoriedade do diploma de jornalista, (pelo STF) passou a não considerar válidos também as explicações científicas dos fenômenos naturais ... o que esta valendo agora é o senso comum...
Realmente essa bandalha acredita que somos idiotas...
Se já não bastasse a panfletagem política que essa corja plublica todos os dias promovendo os corruptos de plantão dos putrefados ambientes palacianos desde o Rio Grande do Sul até São Paulo, agora temos que conviver com esse festival de besteirol pseudo-informativo...
Vejamos a mais nova pérola da mídia postado pelos nossos admidados colegas do Cloaca News:

No crepúsculo desta sexta-feira, enquanto apresentava o "noticioso" Band Cidade, diretamente dos pavilhões da feira agropecuária Expointer, o espanéfico jornalista Felipe Vieira deixou vazar para sua audiência uma verdadeira bomba: a divisão geopolítica do território brasileiro fora remanejada, e a Região Sul do país passara a contar com "quatro Estados".Ao ouvirmos a estrondosa revelação, corremos para a frente do écran, para a confirmação do fato. E não é que o sapiente profissional de imprensa repetiu a asneira, convicto? "Nos quatro estados da Região Sul..."Antes, porém, que deitássemos ao lixo nossas coleções de Atlas, mantivemos a presença de espírito e ponderamos: "o homem está falando ao vivo da Expointer, está cercado de muares e toda espécie de cavalgaduras...Vai ver que isso é o que chamam de informação de cocheira, e ele está dando em primeira mão" - avaliamos. "Ou, então, ele andou estudando nos livros de Geografia de José Serra, aqueles dos dois Paraguais..." - reavaliamos. "Além do mais - ponderamos - tem dinheiro público patrocinando o telejornal...o homem deve saber das coisas.
Vai ver, São Paulo virou sulista e ainda não soubemos. Ou reincorporaram a antiga Província Cisplatina ao torrão verde-amarelo - e, nesse caso, o mapa de José Serra sem o Uruguai já estava corretíssimo".
Para quem não sabe, o Sr. Vieira é o mesmo que ficou dodói com uma
postagem do blog Nova Corja e resolveu apresentar uma "queixa-crime" contra os blogueiros, alegando sentir-se "ofendido em sua dignidade pessoal e profissional, sendo interpelado até pelas pessoas mais próximas e tendo que dar explicações sobre o quanto lhe é imputado, injustamente" e que "está propenso a ver abalada a sua auto-estima e a sua paz de espírito".
Seu advogado é Norberto Flach, o mesmo que defende alguns dos réus nas bandalheiras do governo da tucana Yeda Crusius, recentemente denunciados à Justiça pelo Ministério Público Federal.Da parte deste Cloaca News, ficaremos aguardando que o preclaro jornalista nos informe, na próxima edição, o nome do "quarto Estado" brasileiro a integrar a Região Sul do país.
Estamos pensando até em notificá-lo.
Extrajudicialmente, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário