sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A mídia e a discriminalização da maconha

Minha intenção aqui não é defender e nem contrapor o uso da maconha, mas tentar compreender os discursos proferidos pela grande imprensa nos ultimos meses sobre a discriminalização dos usuários dessa droga.
***************************************

Quatro meses depois de ter participado, no Rio, da “Marcha da Maconha”, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) foi a um show de reggae. Uma apresentação da banda maranhense Tribo de Jah. Ele subiu no palco e defendeu a discriminalização da maconha.
Anteriormente um o deputado (Laerte Bessa - PMDB-DF) delegado de polícia licenciado, indignado acusara-o de fazer a “apologia da droga”. Agora os "moralistas" de plantão imediatamente o acusaram de "defensor dos maconheiros" como Josias de Souza da Folha de São Paulo ou fizeram insinuações sobre uma possível utilização da droga pelo ministro como relatado pelo Jornal da Band ( 11.09.2009). Veja o Vídeo reproduzido pela TV Bandeirantes :






Tal reação foi totalmente diferente quando a dias atrás, o "principe dos sociólogos" o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também opinou positivamente quanto a discriminalização dessa droga. Dessa vez o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) o delegado de polícia licenciado, não ficou indignado e nem acusou FHC de fazer a “apologia da droga”. É intreressante que nenhuma emissora ou jornal saiu "atirando" no ex-presidente. Veja como foi noticiado pela Rede Globo:


Porque a grande imprensa discrimina o Ministro Minc, acusando-o de ser um "defensor de maconheiro" enquanto é compreensiva com Fernando Henrique Cardoso, "um sujeito preocupado em combater à violência" através da "discriminalização dos usuários de maconha"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário