terça-feira, 21 de julho de 2009

A Ditadura das Transnacionais


Enquanto a ONU preconiza o aumento da fome nos próximo meses ( 900.000 pessoas no mundo) as transnacionais buscam o controle dos recursos naturais e a subserviência dos produtores de alimentos.
Segundo Vaccari ( revista Scientific American) a mineração de fósforo para a produção de fertilizantes consome o mineral numa proporção de três vezes maior que a capacidade dos ciclos geológicos de reabastecer suas reservas, se esse processo persistir teremos um colapso na agricultura e, consequentemente mais fome.
Aqui no Brasil as Gigantes do agronegócio buscam aumentar seu domínio no mercado. A Vale por exemplo, segundo a Revista Carta Capital, pretende fazer uma ofer­ta pela fabricante de fertilizantes americana Mosaic, e assim crescer no mercado de potássio. Controlada pelas gigantes do agronegócio Cargill e IMC Global, a empresa está avaliada em 25 bilhões de dólares e também seria cobiçada pela anglo-austra­liana BHP Billiton, a maior mineradora mun­dial.
A mineradora brasileira já gas­tou 850 milhões de dólares este ano na compra de depósi­tos de potássio da concorrente Rio Tinto. As minas estão na Argentina e no Canadá e ainda exigem investimentos para ini­ciar a produção. Com a Mosaic, aVale se tornaria, imediatamente, a maior produtora de fosfato do mundo e uma das líderes em potássio, também passaria a deter participações re­levantes em fabricantes de fertilizantes bra­sileiras: 62% da brasileira Fospar, 45% da in­dústria de fertilizantes Cubatão e 19,92% da Fosfertil.
Enquanto isso a terra continua se concentrando, a reforma agrária sendo postergada e os camponeses perdendo cada vez mais a autonomia do seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário